A ferramentaria é um serviço essencial da metalurgia e, principalmente, da usinagem. Através dela, é possível criar e produzir as mais variadas ferramentas para linhas de produções de muitos setores industriais.
Assim, é a partir dela que são confeccionados equipamentos e ferramentas que, em outras linhas de produção, irão realizar cortes, dobras, moldagens, entre outros. Isso inclui setores como automotivo, produções no geral, construção civil, bélico, aeroespacial, químico, mineração, entre outros.
Ferramentaria: saiba mais sobre essa atividade
A principal função da ferramentaria, como dissemos acima, é confeccionar ferramentas, peças e outros equipamentos que serão utilizados em outras automações e processos industriais.
Podemos dizer então que cada item que a ferramentaria produz tem o objetivo de auxiliar outra indústria, seja reduzindo o gasto de matérias-primas, por exemplo, evitando acidentes e recorrentes problemas no maquinário ou ainda trazendo mais eficiência para a linha produtiva.
Diversos tipos de empresas precisam então dessas peças para elevas seus níveis produtivos, torná-los mais precisos, de qualidade, seguros, rápidos e eficientes.
O serviço de ferramentaria vai fornecer para essas empresas então:
- Eficiência da aplicação das peças, garantindo maior produtividade
- Funcionalidade da ferramenta produzida, permitindo mais versatilidade para a produção
- Qualidade de peças e moldes, que dá segurança na execução de processos como cortes, por exemplo
O fato de a ferramentaria também trabalhar com uma ampla variedade de materiais, como aço, metais, ferros, alumínios e plásticos, torna essa solução ainda mais estratégia no cenário industrial.
A ferramentaria na prática
As empresas que prestam serviços de ferramentaria utilizam maquinários convencionais (como fresadoras, tornos e retíficas) e também tecnológicos, que incluem a tecnologia CNC, por exemplo. Esse avanço dos últimos anos, agregando cada vez mais inovação e modernidade, foi essencial para que a ferramentaria continuasse, como tem ao longo do ano, fornecendo altos padrões de precisão, produtividade e durabilidade das peças entregues.
E o futuro reserva ainda mais evoluções para o setor de ferramentaria: o setor industrial será fortemente impactado pelas tecnologias 4.0, segundo estudo do CNI. Algumas inovações, como a tecnologia 3D, inclusive já acontecem na prática.
Fonte: www.erominas.com.br